Serotonina amiga

Quando a Bebella começou a ter convulsões, aos 18 meses, saiu do hospital com o diagnostico de epilepsia atípica e tomando uma dose alta de Phinonarbitol (gardenal) por vida. 

Com o passar do tempo notei que as convulsões não só continuavam acontecendo, como também que o remédio estava mudando alguns comportamentos da minha filha.  Alterou o sono, o humor, o apetite e as habilidades motoras.  

Tínhamos consultas com o neuro a cada 4 meses.  A cada visita eu fazia a mesma pergunta TODAS as vezes "Doutor tem certeza que é epilepsia?  Notei que ela so tem convulsões dentro de determinadas condições que sao as seguintes: febre ou mudanças abruptas de temperatura corporal (frio para o quente e quente para o frio) sendo a própria febre uma mudança corporal, infecção bacteriana  ou virótica, ou quando esta doente.   

Sabe-se la quantas vezes falei isso tanto para o neurologista quanto para a pediatra, e nenhum deles nunca me levou em consideração. Toca a aumentar a dose do anti-convulsivante e drogar a menina sem maiores aprofundamentos no caso dela.

Eu sempre soube os efeitos colaterais de remédios anticonvulsivantes. Mas com o pouco conhecimento de terapias alternativas que tinha na epoca, me cabia apenas obedecer.

Em um determinado momento eu resolvi estudar.  Me apeguei a meu amigo google e fui a luta.  Afirmo hoje, sem medo de errar, que esse foi o passo mais bem dado de minha (nossa) vida :)

Algumas considerações sobre convulsões em crianças com autismo:

Convulsões podem ser causadas por inflamação cerebral.  Inflamação cerebral por sua vez pode ser causada,  dentre outros, por alergias alimentares, presença de parasitas na corrente sanguínea e cérebro, presença de vírus (como varicella e herpes) que transpassam a barreira hemato encefalica, e milhares de outros motivos que eu poderia listar sem parar. No nosso caso, o mais certo eh que as convulsões tenham sido causadas por excesso de cortisol e baixa de serotonina.  



Explico:  A temperatura média normal do corpo é de 36.5º graus.  Essa medida pode variar ligeiramente.  Aparentemente essa é a temperatura de que o corpo mais gosta. Mesmo. 36.5º C.

O hormônio que regula a temperatura do corpo é a nossa adorada serotonina.

Em qualquer momento em que o corpo é colocado em um ambiente mais quente ou mais frio, serotonina será usada para restaurar e proteger o cérebro e o corpo dessa mudança de temperatura.

Lidando com um cérebro saudável, sem problemas... Mas com as crianças precisamos ter muito cuidado para que a pouca serotonina que eles se esforçam para produzir não seja usada desnecessariamente. 

Isto significa que a febre deve ser mantida sob controle, usando aplicações frescas de panos molhados, banhos frios e aspirina. 

Mas a febre não é a forma mais comum de agressão de temperatura. O frio é.

No frio, o ataque mais comum na temperatura do corpo, é bom ter certeza de que a criança tem a cabeça e as orelhas cobertas, pescoço, mãos protegidos e use sapatos ou botas que esquentem. 

Não se deve presumir que a criança não esta com frio porque ela não reclama. Eles não sentem frio da mesma maneira que a gente.  Confie no termostato e haja rapidamente.  

Eh preciso ter muito cuidado com qualquer transição de uma temperatura para outra, seja lá como for (carro quente para shopping com ar condicionado, frio, ao ar livre aquecida dentro de casa, etc), e fazer com que a transição seja o mais progressiva possível. 

No caso da Bella, por questões hormonais, os níveis de serotonina dela estavam baixíssimos.  toda vez que o corpo passava por uma estresse provocado por mudança de temperatura, ela tinha convulsão, e não havia Gardenal no mundo que parasse.

Meu melhor conselho para os pais de crianças autistas e também tipicas, é que preservem, ao máximo, os níveis de serotonina dos seus filhos.  Dessa maneira você ira notar muito menos birras, dores de cabeça e vera que esta serotonina poderá ser usada de modo mais construtivo como por exemplo vendo a criança aprender coisas novas e se sentindo mais relaxada.

Como aumentar os níveis de serotonina através de suplementação?

- Vitamina B6
- Tryptophan0
- Regulando as adrenais (cortisol demais esgota serotonina)
- 5-HTP
- Vitaminas do complexo B
- Inositol + Magnesio
- fazer exercicio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De volta pra casa

No meio do caminho haviam varias pedras

Insight para que te quero