Carta a mim mesma

O que eu gostaria de haver escutado há 2 anos atrás, logo que recebi o diagnostico de que a Isabella tinha Autismo:


Poxa, to triste por voce, nao queria que isso tivesse acontecido nem com meu pior inimigo.  Sei que doi, mas fique tranquila, ninguém pode te ver por dentro e para o resto do mundo você esta bem. Como eu ja estive ai, te entendo completamente e nao deixo de notar que voce respira curtinho.

Tambem percebi, no seu semblante, essa mistura indubitável de coracao super-apertado que não desaperta nunca com MEDO do futuro.  Eu me lembro bem do medo...

Eu não gostaria, nem em um milhão de anos, que você passasse por isso.  Eu lembro como eu me senti sufocada dentro da minha própria roupa, tentando respirar mas sem saber de onde sugar mais calma, mais esperança.

Eu sei que parece ser uma situacao permanente, pra sempre, tipo aquelas de remover montanhas, impossível... Nao é! Eu sei que você nao acredita em mim mas quando voce tiver terminado de escalar toda a montanha VOCÊ VAI REMOVE-LA! Voce vai ver que voce foi longe, que voce e sua cria foram guerreiros e ai você vai finalmente respirar fundo, EU PROMETO.

No meio da jornada voce vai duvidar de voce mesma e tambem nao vai acreditar na sua intuição logo de cara.  Voce vai duvidar da sua capacidade em ser o que seu filho precisa que voce seja.  Muito pior que isso, voce vai pensar que voce nem sabe o que seu filho precisa.  VOCE VAI SABER, TE JURO!  Quando a gente se torna mae e segura aquele pacotinho no nosso colo pela primeira vez o coracao se preenche como nunca se preencheu. Eh um tipo de amor que a gente nunca conheceu e pensou que pudesse caber dentro da gente, mas ai cabe...E eh assim que acontece, quando voce precisa capacidade, voce encontra, voce se expande porque voce eh muito (mas MUITO) mais forte do que voce imagina. 

Voce vai encontrar pessoas na sua vida que nao precisam de muita explicação para os acontecimentos... outras nunca te entenderão.  Você vai se aproximar de pessoas antes distantes e vai encontrar conforto e colinho em pessoas que falam a mesma língua que voce, ou seja, que cuidam de ou amam pessoas especiais.

Você também vai mudar bastante e um dia você acorda e nota que ja não é mais a mesma. Algumas palavras/frases ja nao irão mais fazer parte do seu dicionário, principalmente aquelas que você nunca pensou que fossem te machucar um dia tipo a palavra "retardado/a".  Você vai ficar muito mais sensível aa sua dor e a dor dos outros.  Pessoas a sua volta vão notar sua mudança. Elas irão amadurecer também.

Voce vai ler mais do que aquilo que a sua cabeça pode processar, FATO! Você vai comprar livros demais e tem tempo de menos para lê-los todos. Voce vai se sentir culpada por isso.  Faz assim, vai devagar, a informação não vai para lugar nenhum. Deixe seu coracao cicatrizar. Ele VAI cicatrizar.

Vai ter um ponto em que voce ja aprendeu algumas coisas e voce vai começar a se culpar. Eu deveria ter feito isso ou aquilo, eu deveria ter lido os sinais, deveria ter buscado ajuda antes.  Nao se deixe ficar nessa de culpa por muito tempo, te juro que nao leva a nada de bom, afinal culpa eh quando você cisma que podia ter feito diferente, mas, geralmente, não podia!

Voce vai tirar da cartola energia que vc nem sabe que tem. Você vai ter períodos de intensa adrenalina desembocando em noites sem dormir.... Eh assim, mas você vai encontrar seu ritmo.

Você também vai esquecer de você. Vai se largar e vai se encontrar cuidando de todos menos de voce. Se você nao me ouvir em nada me ouça pelo menos nisso: - Voce TEM que tomar conta de voce.  Você nao vai ser util a ninguém nem a seu filho se você nao tiver saúde.  Então minha filha cuide de voce com carinho, eu quando eu digo se cuidar inclui tudo, comendo bem, descansando, pintando e cortando o cabelo, alimentando a alma. Sua criança merece esse exemplo!

Você vai questionar a sua fé. Ou vai sentir que você realmente precisa ter e fortificar a fe que já tem.  Talvez as duas opções.

Voce nunca vai deixar um pequeno ganho passar desapercebido. Cada mini passinho adiante conta, por mínimo que seja merece uma celebração e mesmo que você encontre alguem que entenda isso a maioria vai achar que você esta falando grego ou exagerando.

Você vai encontrar pessoas que realmente se importam com os progressos da sua criança.  Esses profissionais, professores, terapeutas, médicos homeopatas, irão restaurar sua fe na humanidade.  Eles serão para você, como uma família.

Você vai ser obrigada a revisitar todas as suas inseguranças.  Cada desafio da sua criança vai repercutir em você.  No seu caminho de descoberta do autismo e do seu filho você vai acabar se descobrindo também.  Isso nem sempre será fácil, nem bonito. Mas melhorar é preciso, e isso inclui todos nos!

Se é verdade que em tudo há uma coisa boa (como acreditam os Budistas) voce vai logo logo descobrir que existem sim vantagens em passar por tudo isso... Voce vai entender de verdade o significado de palavras como: tolerância, compaixão, compreensão e paciência, muita paciência.

No começo você será hesitante... mas em algum ponto você encontrara sua própria voz. Você vai perceber que ninguém conhece a sua criança melhor do que você mesma e debatera, de igual para igual, com os laureados da medicina. Enquanto eles são experts em ciência, a expert no seu filho eh você mesma.

Você vai ficar bem.

Por fim, você vai fazer da sua criança a melhor que ela pode ser e ela vai saber que a mamãe estará la, em cada curva da estrada.  Ela vai acreditar nela mesma assim como você acredita. Ela ira te surpreender cada vez mais e te ensinar muito mais do que você ensina para ela.  Ela vai decolar.

Você vai ficar bem e eu vou estar aqui, em cada passo dessa jornada.

com amor

Dani





Comentários

  1. Dani, parabéns pelas lindas palavras, me emocionei. Tudo muito verdadeiro e real. Grande beijo pra vc e pra Bebella.
    Larissa e Paola.
    lapeu@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um beijão Larissa e Paola, nosso coracao se mãe se identifica e bate na mesma frequência azul :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

De volta pra casa

No meio do caminho haviam varias pedras

Insight para que te quero