De volta pra casa

Minha mãe partiu de volta para o Brasil antes da gente, deixando a saudade no ar.  Bebella olhava para a Vovo chorando e dizia Vovo why you "crying"?  Depois decidiu que queria entrar no carro do Javier, nosso motorista em tempos Panamenhos, e ir passear.  Mas não fomos, ficamos no Hotel e dormimos agarradinhas :)

Nossa volta para casa foi incrível.  Uma criança bem humorada, alegrinha e infinitamente mais calma entrou no avião.  Nada de gritos, pontapés na cadeira da frente, briga para ficar sentada na poltrona.  Ela veio lindamente, curtindo seu Ipad e na descida em Houston fez vários comentários do que via pela janela do avião.  Eu quis gravar mas nao deu tempo... uma pena, queria registrar aquela sequencia de fofuras para sempre. Ela dizia, Mommy look, a river, a forest, a yucky mud (kkkk), "a" football players e eu do lado tentando conter minha alegria com todo aquele sharing atention  que as terapeutas tanto gostam. 

Desde que voltamos as coisas estão melhores.  Elas esta mais felizinha e dormindo bem. No mais continua comendo descontroladamente e stimming*.  Alias eu notei que seu stimming aumentou e gostaria de ter respostas para isso, vou escrever para a clinica na segunda-feira e perguntar. Pelo que escutei são necessárias pelo menos 3 idas ao Panamá ate que se consiga  um resultado esperado, que eh a cura!  Eh importante também eh não deixar passar muito tempo entre uma serie de infusões e outra.  O ideal eh esperar 6 meses e voltar para um outro tratamento.    Vamos ver como as coisas vão progredir, pedir para Deus iluminar nosso caminho e estimular muito a Bebella para que ela consiga se superar.  

Ainda esta cedo para cantar vitórias, muito cedo... mas prometo que aqui no blog vou dar meu depoimento sincero tanto dos ganhos quanto das perdas.   Ainda que esse tratamento não funcione com ela (batendo na madeira aqui) eu vi que essa eh uma terapia muito promissora e que melhorou a vida de muita gente.




*stimming - Eh um movimento corporal repetitivo que estimula um ou mais sentidos com objetivo de auto regular a pessoa. Esses movimentos são observados como um dos sinais de autismo.  Formas comuns de stimming em pessoas autistas são: Sacudir as mãos, rodopiar, balançar o próprio corpo.  Existe também o verbal stimming que eh você repetir uma frase sem parar ou emitir um som continuamente.  No caso da Bebella ela corre  e se choca com alguma coisa macia, colchão ou sofá enquanto emite um som que a gente chama de mumu (humming).  Ela faz isso procurando regular a necessidade vestibular dela.  Existem cobertores que exercem uma pressão corporal, bem como uma técnica chamada "brushing" que também ajuda. Para todas as técnicas existem protocolos, e para todo protocolo eh necessario paciência, tempo e dedicação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No meio do caminho haviam varias pedras

Insight para que te quero