Um dedim de prosa sobre o Autismo

É da natureza humana não se aprofundar em algum assunto a não ser que a coisa nos afete pessoalmente, seja de uma maneira direta ou atingindo alguém que a gente ama muito.  Muitas pessoas que advogam em prol do Autismo fazem isso por pura necessidade. Com a quantidade de diagnósticos crescendo mais do que diabetes e câncer juntos, tem crescido também a atenção para o problema, visto como epidêmico.  Na verdade, seja lá o que de errado estamos fazendo temos que PARAR JÁ, sob pena de comprometermos toda uma geração de pessoinhas inocentes!
A razão por traz do que causa o Autismo evoluiu bastante desde o velho conceito das mamães geladeiras, que não davam amor e atenção e por isso a criança se isolava... 

Sempre achei essa teoria ridícula!  

Mesmo com toda informação e com a dádiva da internet a gente ainda luta, dia após dia, contra milhares de desinformados que te lançam aquele olhar 43 na rua quando seu filho esta esgotado e dando um piti.  Lutamos também contra profissionais canastrões querendo fazer dindin as custas do sofrimento alheio... e isso sem falar sobre o total descrédito da classe medica no concerne a novas terapias.  Eles seguem dizendo aos recém diagnosticados, em alto e bom som que o Autismo não tem cura!


Antes da Bebella ser formalmente avaliada eu não tinha a menor ideia do que era Autismo, nem de como isso poderia afetar a vida dela e a nossa para sempre.  

Desde então travei uma busca incansável por respostas e terapias. 

O que me move atrás de uma solução não eh puramente uma teimosia astrológica.  Eh, na verdade, uma determinação em encontrar um jeito de fazer a vida da minha filha a melhor e mais feliz possível.  

Sera que isso eh crime?!  

Eu tive a oportunidade de ver, ainda que apenas por 6 semanas, quão alto minha Bebellita pode voar.  Vocês acham mesmo que eu vou me conformar em vê-la agarrada ao solo?  N-u-n-c-a, nem se eu nao fosse mãe, mas eu sou!  


Depois de muitos livros, artigos, conversas com mamães e papais, blogs, eu sinto que o autismo eh causado por uma serie de coisas interligadas entre si. 

Algumas pessoas tem uma pré-disposição (essa sim genética) a não desintoxicar o próprio organismo na velocidade como deveriam.  Sendo assim, fatores externos e ambientais como: Vacinas (cheias de metais tóxicos e microorganismos perigosos), poluição do ar, agua e solo, pesticidas, fungicidas, infecções bacteriológicas recorrentes, parasitas, alimentos processados, medicamentos e etc... quando estes fatores vão de encontro a um sistema imunológico frágil por natureza, eh como se você ascendesse um fósforo no posto de gasolina!  O corpo da criança ja sobrecarregado, não aguenta, e começa a se desconectar.  O aparelho digestivo entre em colapso. Diante da incapacidade de digerir alguns alimentos e quebrar algumas proteínas, que entram na corrente sanguínea como opiaceos, o cérebro incha e inflama, numa tentativa desesperada de impedir que as "toxinas" entrem ali e façam um estrago ainda maior.  Nesse estado de inflamação o cérebro se fecha para as toxinas como também para o mundo exterior, a atenção, o aprendizado e o contato com o meio ambiente propriamente dito. Devido a total incapacidade do intestino em absorver os minerais e vitaminas dos alimentos, o corpo fica "desnutrido" as conexões nervosas cerebrais também mudam, sendo menores e mais escassas do que as de um cérebro dito típico.
 
O espectro autista eh justamente isso, quanto mais "intoxicado" esta um corpinho, mais autista ele eh, mais danos o cérebro sofreu e continua sofrendo diariamente.

E eh aqui que a gente entra.  Mudando a dieta, cortando o glúten e caseína*, travando uma batalha eterna contra a candida albicanis, fungos e outros parasitas oportunistas, dando suplementos e limpando o ambiente que cerca a criança o mais que podemos. 

O trabalho eh árduo, e nem sempre surte resultados.  Confesso que varias vezes pensei em desistir mas ai você da uma olhadinha na pessoa que esta contando com você e logo logo as garras voltam a apontar.  

Se tudo que passamos ate aqui me ensinou alguma coisa foi isso: Nunca Desistir!  A vitória vem para aqueles que não aceitaram a falha como o resultado final.  Quando Santos Dumond disse que era possível voar foi tido como biruta e ridicularizado.  Olhae como esta nosso trafego aéreo hoje.  

Sempre que alguém diz que a cura do Autismo eh impossível eu olho ao meu redor e vejo essas historias lindas de crianças que eram severas e hoje levam a vida como eu e você.  A diferença eh que num jogo de erros e acertos os pais descobriram o que funciona para aquela criança, afinal somos todos diferentes.

Talvez eu tenha me tornado uma pessoa monotemática e menos interessante do que fui um dia.  Também esqueci quase que completamente de mim e coloquei coisas importantes em segundo plano... mas essa foi a escolha que eu fiz e espero que aqueles que gostam de mim de verdade possam entender isso.  Hoje acho que minha vida faz mais sentido e meu objetivo eh mais nobre.  

Eh essae, a luta continua!


* Aqui o blog de Claudia Marcelino com receitas e mais informações sobre a dieta GFCF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

No meio do caminho haviam varias pedras

De volta pra casa

Insight para que te quero